Tomografia Cone Beam de Alta Resolução
A tomografia computadorizada é uma técnica que produz imagens em terceira dimensão de certo objeto sem qualquer sobreposição de estruturas anatômicas e a Tomografia Computadorizada de Alta Resolução possui funções inovadoras como a possibilidade de evitar artefatos (imagens fantasmas que dificultam a interpretação) e otimização automática de imagens (com base em dados reais). Dessa forma, vem melhorar os resultados obtidos com esse tipo de exame, proporcionando um diagnóstico confiável mesmo em casos difíceis, contribuindo para um tratamento bem-sucedido.
Trabalhamos com o melhor Tomógrafo de Alta Resolução da atualidade, o X800, J Morita , ele possui uma qualidade de imagem superior, oferece recursos de diagnóstico totalmente novos. Através de suas imagens podemos visualizar até as menores alterações dos dentes, ossos e tecidos. Assim, o dentista pode ter a certeza de tomar a decisão certa para o melhor tratamento possível desde o início.
Oferecemos exames de pequeno, médio e grande volume, atendendo todas as especialidades.
A TOMOGRAFIA DE ALTA RESOLUÇÃO NAS ESPECIALIDADES:
ENDODONTIA
A endodontia necessita de um diagnóstico preciso e a Alta Resolução oferece um nível superior em imagens, próprio para tais diagnósticos , é uma imagem nítida e rica em detalhes.
Explore o exame e visualize:
- A anatomia interna dos canais radiculares e a presença de canais acessórios
- A presença de canais calcificados
- O presença de patologias periapicais,
- A presença de trauma dentoalveolar, especialmente fraturas radiculares, luxações e/ou deslocamento de dentes e fraturas alveolares.
- A Localização e diferenciação de reabsorções interna, externa ou reabsorção cervical invasiva.
- A causa do insucesso de tratamentos endodônticos: Sub e sobreobturações endodônticas, instrumentos fraturados e perfurações.
IMPLANTODONTIA
Nos casos de reabilitação por implantes dentários é fundamental o uso da Tomografia Cone Beam para o correto diagnóstico, planejamento, tratamento e acompanhamento.
A precisão nas mensurações torna este exame imprescindível para a instalação de implantes.
Para as cirurgias guiadas é necessária a tomografia do paciente e em alguns casos também das próteses.
CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
A TCFC é um valioso recurso nos casos de cirurgia por apresentar a visualização tridimensional das estruturas sem sobreposição de imagens.
As imagens podem ser usadas para avaliação de dentes inclusos ,fraturas ósseas, cirurgias ortognáticas, processos patológicos entre outras.
PERIODONTIA
Além dos tecidos duros como ossos e dentes também é possível avaliar os tecidos moles, especialmente as gengivais.
DTM
Avaliar em todos os planos as estruturas ósseas que compõe a Articulação Têmporo Mandibular , as corticais ósseas e deformidades . Capturas feitas em MIC e abertura máxima com reformatações em vários planos.
ORTODONTIA
O Diagnóstico e planejamento ortodôntico tridimensional é uma das maiores inovações com grandes vantagens para o sucesso dos tratamentos ortodônticos.
Alguns exemplos de sua aplicação: Análise Cefalométrica Tridimensional, Planejamento de cirurgias ortognáticas guiadas, avaliação das estruturas e suporte dentário, planejamento e inserção de ancoragem guiada, entre outras.
ESCANEAMENTO INTRA-ORAL
O escaneamento Digital 3D é uma tecnologia que permite realizar “moldagens digitalizadas” de modo rápido, prático e confortável.
Esta moldagem digital consiste na reprodução dental em 3D com o uso de um scanner. A câmera filma e digitaliza toda a arcada dentária
Estes arquivos substituem as moldagens tradicionais e são usadas para confecção de alinhadores ortodônticos, modelos de estudo e trabalho, guias cirúrgicos, placas, próteses, entre outros.
DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA
Exame indicado para planejamento do tratamento ortodôntico.
Deve fornecer informações suficientes para que o ortodontista possa planejar o tratamento.
É um conjunto de exames que normalmente compreendem:
Radiografia Panorâmica, telerradiografia de perfil com análise cefalométrica, fotografias e escaneamento introral.
DOCUMENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL
O Diagnóstico tridimensional completo integra a análise de todas as áreas do complexo craniofacial , através do exame de Tomografia do Crânio, fotografias e escaneamento intraoral. Este protocolo oferece ao ortodontista, reabilitador oral e cirurgião bucomaxilofacial todas as informações, análises, imagens e previsões necessárias para obter um diagnóstico mais assertivo e, consequentemente, tratamentos mais bem sucedidos.
RADIOGRAFIAS INTRAORAIS
Ou intrabucais, porque são aquelas onde o sensor , filme ou placa de fósforo é colocado dentro da boca do paciente enquanto a radiografia estiver sendo feita.
Radiografias Periapicais
Mostram todo o órgão dentário incluindo o osso alveolar circunjacente.
• Avaliar coroas e raízes dos dentes
• Diagnosticar cálculos salivares (Tártaros)
• Diagnosticar a qualidade óssea alveolar e as perdas ósseas.
• Diagnosticar a presença de cáries e infiltrações.
• Visualizar intervenções endodônticas
RADIOGRAFIAS INTERPROXIMAIS (BITE WINGS)
Mostram apenas as coroas dos dentes e a crista alveolar adjacente.
• Diagnóstico de cáries interproximais Incipientes
• Diagnóstico de cáries secundárias sob as restaurações.
• Avaliar as adaptações marginais das restaurações
• Avaliar a condição periodontal e a crista óssea alveolar
RADIOGRAFIAS EXTRAORAIS
Ou extrabucais, porque são aquelas onde o filme ou sensor ficará fora da boca do paciente enquanto a radiografia estiver sendo feita.
RADIOGRAFIA PANORÂMICA
É uma técnica que produz uma única imagem das estruturas faciais que incluem os arcos dentários, maxila e mandíbula e suas estruturas de suporte.
• Imagem inicial de uma avaliação para auxiliar na indicação de outros exames
• Avaliação de traumatismos
• Desenvolvimento dentário (em especial na dentição mista)
• Pesquisa de restos radiculares e dentes inclusos.
Panorâmica da Articulação Têmporo-mandibular (ATM)
É uma incidência panorâmica especial para ATM, com visão lateral em oclusão e abertura máxima. É Indicada para visualização dos côndilos mandibulares, fossas e eminências articulares bem como avaliação dos côndilos mandibulares em relação a fossa articular durante a oclusão e a abertura máxima da boca.
Radiografia Carpal
Radiografia da mão e punho que visa avaliar os centros de ossificação que servem como índice da maturidade do paciente
• Avaliar o estágio do crescimento ósseo do paciente
Telerradiografia de Perfil
Junto às estruturas ósseas do crânio também visualiza-se as partes moles do perfil. Este exame é empregado principalmente na ortodontia e cirurgia maxilofacial. Sobre esta incidência são realizadas análises cefalométricas onde avalia-se o padrão dento-esquelético-facial e o crescimento do crânio e da face.
Telerradiografia Frontal (PA)
Nesta incidência busca-se examinar áreas no sentido póstero-anterior.